Polícia desmascara esquema de falsas comunicações de roubo de veículos em Porto Alegre

Operação Janus resulta em prisões e revela atuação de criminosos com apoio de detento

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV/Deic), deflagrou na manhã de quinta-feira, 24 de abril, a Operação Janus, com o objetivo de combater as falsas comunicações de roubo de veículos em Porto Alegre. A ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão nos bairros Hípica e Restinga Nova.

Segundo a Delegada Jeiselaure de Souza, titular da DRV/Deic, a investigação teve início após um registro de roubo ocorrido em fevereiro, no bairro Serraria, zona sul da Capital. A suposta vítima afirmou que havia sido abordada por dois homens encapuzados armados, que teriam subtraído o veículo. Contudo, as diligências apontaram que o roubo nunca aconteceu.

As investigações revelaram que a ocorrência tratava-se de uma fraude articulada por um grupo criminoso, em que o próprio “dono” entregou o veículo ao comparsa, que posteriormente removeu o rastreador. O automóvel, pertencente a uma locadora, seria vendido por valor irrisório. Um dos envolvidos comandava o crime de dentro do sistema prisional. Os três investigados vão responder por associação criminosa, estelionato e apropriação indébita.

A operação integra a estratégia de enfrentamento aos crimes de roubo de veículos, com foco na repressão qualificada, investigação de qualidade e redução da impunidade. Conforme dados atualizados até quarta-feira, 23 de abril, aproximadamente 12,26% das ocorrências de roubo de veículo registradas na Capital são falsas ou envolvem golpes.

A delegada alertou que esse tipo de fraude compromete a segurança pública, aumenta os custos dos seguros veiculares e sobrecarrega as forças policiais, desviando atenção de casos reais e prejudicando a população.

Sair da versão mobile