Polícia Civil intensifica combate à violência contra mulheres com prisões e lançamento de Medida Protetiva Online

Operações em todo o Rio Grande do Sul resultaram em 32 prisões e lançamento de plataforma digital para agilizar proteção às vítimas de violência doméstica.


A Polícia Civil realizou na quinta-feira, 24 de abril, e sexta-feira, 25 de abril, ações em todo o Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de combater a violência doméstica contra mulheres. Foram empregados 444 policiais, que executaram 50 mandados de busca e apreensão e prenderam 32 pessoas por crimes relacionados à violência doméstica familiar, sendo cinco delas por feminicídio. Também foram feitas 119 verificações de denúncias e realizadas palestras e ações educativas que atingiram 1.795 pessoas.

As operações de busca e captura de agressores com mandados de prisão em aberto e de apuração de denúncias advindas do Disque 100 integram o conjunto de medidas anunciadas na quinta-feira, 24 de abril, pelo Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, durante coletiva de imprensa. Na ocasião, foi lançado oficialmente a Medida Protetiva Online, uma ferramenta digital para facilitar o pedido de medidas protetivas pela internet de forma rápida e segura, promovendo mais acessibilidade e proteção às vítimas.

A plataforma, desenvolvida pela PROCERGS, permite que mulheres em situação de violência doméstica solicitem proteção sem a necessidade de comparecer a uma delegacia. Fernando Sodré destacou que 93% das vítimas deixam de denunciar seus agressores por medo, e que a nova solução visa reduzir essa barreira. Além disso, o Delegado anunciou a implementação de ações permanentes de visitas aos agressores e de programas de acompanhamento após o registro dos boletins de ocorrência, inspirados em modelos de sucesso adotados em outros estados.

Para acessar a Medida Protetiva Online, é necessário entrar no site da Delegacia Online, clicar no ícone Delegacia de Polícia Online da Mulher RS e registrar a ocorrência, além de solicitar medidas protetivas como: afastamento do lar, proibição de contato e aproximação, restrição de porte de armas, suspensão de visitas a menores e pedido de pensão alimentícia.

É obrigatório possuir uma conta no GOV.BR para solicitar as medidas protetivas pela internet, garantindo confiabilidade e segurança. Uma cartilha com o passo a passo está disponível dentro do portal da Delegacia de Polícia Online da Mulher RS para orientar as vítimas sobre o processo.

Sair da versão mobile