O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estuda a construção de uma nova ponte na BR-470, sobre o Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, as informações são do Jornal Pioneiro.
A proposta surge durante as obras de recuperação da rodovia e prevê uma nova travessia ao lado da Ponte Ernesto Dornelles, que é atualmente a principal ligação entre os dois municípios. A estrutura existente, com apenas sete metros de largura, não comporta acostamento e foi afetada por deslizamentos em 2024.
De acordo com o superintendente do Dnit, Adalberto Jurach, o estudo de viabilidade e custos da nova ponte será determinante para definir se será mais vantajoso reformar a ponte atual ou construir uma nova estrutura. O resultado dessa análise deve ser divulgado nos próximos meses. A nova obra, se confirmada, será iniciada após a finalização das melhorias na rodovia BR-470.
Mesmo com a possível construção da nova ponte, a histórica Ponte Ernesto Dornelles será preservada. A ideia do Dnit é manter a estrutura como patrimônio turístico da região, em um projeto a ser elaborado com participação da comunidade. Inaugurada em 1952 e projetada pelo engenheiro Antônio Alves de Noronha, a ponte é considerada uma das maiores do mundo no estilo com dois arcos paralelos e segue sendo símbolo da engenharia na Serra Gaúcha.