Morre papa Francisco aos 88 anos

Pontífice havia feito última aparição pública no domingo para a bênção Urbi et Orbi, mesmo debilitado

Morreu nesta segunda-feira, 21 de abril, o Papa Francisco, aos 88 anos. O falecimento foi confirmado pela Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.

O sumo pontífice havia feito sua última aparição pública no domingo, 20 de abril, quando apareceu na janela da basílica de São Pedro para a tradicional bênção Urbi et Orbi, mesmo ainda em convalescença após enfrentar uma grave infecção respiratória.

Francisco não participou dos ritos da Semana Santa, pois ainda se recuperava de uma pneumonia bilateral que o manteve internado por 38 dias, entre quarta-feira, 14 de fevereiro e sábado, 23 de março, sua hospitalização mais longa desde o início do pontificado.

Na celebração de domingo de Páscoa, o Papa apareceu em uma cadeira de rodas, saudou a multidão desejando uma “Boa Páscoa”, e teve sua mensagem lida pelo mestre de cerimônias diante de cerca de 35 mil pessoas reunidas na praça de São Pedro.

Nascido como Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936, era filho de emigrantes italianos. Trabalhou como técnico químico antes de ingressar na vida religiosa pela Companhia de Jesus, onde se licenciou em filosofia e teologia.

Francisco foi o primeiro Papa latino-americano da história da Igreja Católica e o primeiro jesuíta a assumir o pontificado.

Sair da versão mobile