Justiça autoriza jovem a cursar Medicina antes de concluir o Ensino Médio

Uma adolescente de 17 anos conquistou na Justiça o direito de iniciar o curso de Medicina antes mesmo de concluir o Ensino Médio, em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul. A jovem foi aprovada no vestibular da Universidade de Passo Fundo (UPF) e já havia iniciado as aulas, mas foi impedida de seguir no curso por ainda não ter o certificado de conclusão da educação básica, exigido para ingresso no ensino superior, as informações são de GZH.
Diante da situação, a estudante entrou com uma ação judicial, com apoio da mãe, e obteve uma decisão favorável da 5ª Vara Cível da Comarca de Passo Fundo. A juíza responsável autorizou que ela continue frequentando as aulas da graduação, desde que conclua o terceiro ano do Ensino Médio em turno inverso ao das aulas universitárias. A universidade terá cinco dias para cumprir a determinação.
O processo destacou o desempenho acadêmico acima da média da adolescente, além de sua maturidade intelectual, comprovada por meio de documentos e histórico escolar. Inspirada por familiares que atuam na área médica, ela celebrou a decisão como a realização de um sonho antigo, reforçando que sempre teve a Medicina como objetivo desde a infância.