Hospital Tacchini Carlos Barbosa celebra 70 anos com programação especial e reforça legado na saúde da região

Na quinta-feira, 05 de abril, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa comemora 70 anos de atuação dedicada à saúde da comunidade. A data celebra uma trajetória construída com base no cuidado, no compromisso social e na constante evolução, refletindo os avanços da saúde em Carlos Barbosa e região.

Para marcar o aniversário, será realizada uma exposição de painéis contando a história da instituição, instalada na recepção do hospital. Além disso, haverá a distribuição de bolinhos de aniversário para quem estiver nas dependências do hospital no dia da celebração, decoração especial nas áreas internas e atualização de toda a sinalização da unidade. Outras ações alusivas aos 70 anos estão programadas ao longo do ano.

Como tudo começou

A história do hospital teve início em 1955, quando o então padre Arlindo Marcon liderou a compra do antigo Hotel Boa Vista, transformando-o no Hospital São Roque. Em 1958, com a chegada das Irmãs Passionistas, lideradas pela Irmã Maria Teresa Dissegna, o projeto se consolidou. Com visão de futuro, elas assumiram a gestão da instituição e lançaram a pedra fundamental em 1962, em um terreno no alto da cidade. O novo hospital foi inaugurado em 1967, sendo considerado, na época, um dos mais modernos do Estado.

O complexo foi sendo ampliado ao longo dos anos, com destaque para a inauguração, em 1981, do Residencial Elisa Tramontina, voltado ao cuidado com idosos, referência até hoje em acolhimento humanizado à terceira idade.

Nova fase com a Rede Tacchini

Em 2004, o hospital passou a integrar a Rede Tacchini de Saúde, iniciando uma nova fase marcada por investimentos em estrutura e qualificação do atendimento. Desde então, a instituição se destaca por oferecer serviços mais seguros, eficientes e acolhedores, sempre próxima da comunidade.

“Aos 70 anos, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa se consolida como um patrimônio da comunidade barbosense, mantendo viva a essência de seus fundadores e aliando tradição e inovação para cuidar das pessoas em todos os momentos da vida, com foco total na segurança e no acolhimento”, destaca Cátia Argenta, gerente da unidade.

Década de grandes transformações

Nos últimos dez anos, o hospital passou por uma intensa modernização, com a entrega de uma nova estrutura de Pronto-Socorro, instalação do Tacchini Clínicas, novas salas de recuperação pós-cirúrgicas e um moderno centro materno-infantil, garantindo mais conforto e segurança para pacientes e profissionais.

Como resultado dessa busca contínua pela excelência, em 2024, o hospital conquistou a nota máxima na certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e passou a integrar a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), reforçando seu compromisso com as boas práticas e qualidade na saúde no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo