Homem recebe coração, fígado e rim no mesmo dia em cirurgia histórica nos EUA
Transplante triplo raro emociona paciente e mobiliza 13 médicos durante operação de 14 horas

Um feito médico impressionante deu uma nova chance de vida ao brasileiro Sérgio Arias Cestoni, de 47 anos, que recebeu três órgãos — coração, fígado e rim — em uma única cirurgia, realizada nos Estados Unidos.
O procedimento, que durou 14 horas e envolveu duas equipes de enfermagem e 13 médicos, foi realizado no hospital universitário North Shore, em Nova Iorque. De acordo com os profissionais de saúde, cada detalhe da cirurgia foi minuciosamente planejado para garantir o sucesso do transplante.
“Eu realmente acredito que Deus estava trabalhando com todas essas pessoas ao meu redor”, disse Sérgio, emocionado, após a cirurgia. Internado há três meses à espera de um doador compatível, ele contou que não conteve as lágrimas ao receber a notícia. “Foi um grande momento. Eu não sabia se tinha que chorar ou sorrir.”
A equipe médica destacou que o transplante de três órgãos de um único doador é um procedimento raro, realizado apenas 80 vezes nos últimos 20 anos nos Estados Unidos. A sequência da operação foi: coração, fígado e rim, com os profissionais se revezando em turnos para manter a precisão e a segurança do processo.
“Um esforço complexo para um hospital realizar isso. É realmente o epítome do atendimento multidisciplinar”, afirmou Nabil Dagher, diretor do Northwell Transplant Institute.
O hospital não realizava transplantes de coração e fígado há uma década, e este caso marcou um retorno triunfante. “Momentos como este são muito gratificantes para a equipe”, celebrou Ahmel Fahmy, cirurgião especializado em transplantes renais.
Hoje, Sérgio celebra uma nova vida. “Há 10 anos eu não sentia meu coração desse jeito. Senti como se tivesse voltado à vida. Tenho a oportunidade de viver novamente e fazer as coisas melhor”, declarou, grato.
Fonte: Só Notícia Boa
Fotos: WRadioColombia / Northwell