Governo investe em novos radares meteorológicos para ampliar cobertura no RS

Novos radares serão instalados nas regiões Oeste, Serra e Sul, conforme estudos técnicos

O governo do Estado publicou, na segunda-feira, 07 de abril, edital para a contratação de três novos radares meteorológicos no Rio Grande do Sul. A ação integra o Plano Rio Grande, programa estadual de reconstrução, adaptação e resiliência climática, criado após as severas enchentes de 2024.

Os novos radares serão instalados nas regiões Oeste, Serra e Sul, conforme estudos técnicos, ampliando a cobertura meteorológica para todo o território gaúcho. Um primeiro radar já está em operação em Porto Alegre desde setembro de 2024.

O objetivo da iniciativa é qualificar os serviços de monitoramento meteorológico e geológico, por meio da tecnologia de Banda “S”, considerada de alta precisão. O investimento está alinhado à Política Estadual de Proteção e Defesa Civil e busca fortalecer a gestão de riscos e desastres no Estado.

O edital, lançado na modalidade pregão eletrônico, já está disponível. A abertura das propostas ocorrerá em 24 de abril, às 9h, e o critério de julgamento será o menor preço.

O processo de licitação conta com o acompanhamento da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) e é conduzido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), garantindo transparência e legalidade.

A aquisição dos novos radares integra um conjunto de medidas estratégicas do Plano Rio Grande, que visa aprimorar a capacidade de alerta e resposta em eventos extremos. Entre as ações complementares, estão o Mapeamento Topográfico, Levantamento Batimétrico, Estações Hidrometeorológicas, Modelagem Hidrodinâmica e a criação do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird) — todos já em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo