Uma poderosa massa de ar frio avança da Argentina em direção ao Brasil e deve causar uma acentuada queda nas temperaturas nos próximos dias segundo a Metsul Meteorologia. O fenômeno, considerado o mais forte do outono até agora, atingirá primeiro o Sul e, posteriormente, o Sudeste do país, com destaque para as máximas mais baixas em áreas próximas ao litoral.
Segundo os meteorologistas, a frente fria trará temperaturas próximas de 0°C nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com possibilidade de geada em áreas de maior altitude. Cidades como Porto Alegre devem registrar máximas entre 20°C e 21°C já na sexta-feira, enquanto no interior do estado as mínimas podem variar entre 5°C e 12°C, especialmente no sábado, que deve ser o dia mais gelado da semana.
O Sudeste também sentirá os efeitos da frente fria, especialmente nas cidades costeiras. São Paulo poderá registrar tardes com temperaturas abaixo dos 20°C, acompanhadas de chuva fraca e garoa. Apesar de as mínimas não serem tão baixas quanto no Sul, as máximas reduzidas reforçam a sensação de frio, comum durante a transição para os meses mais frios do ano.
Com a chegada desse sistema climático, espera-se formação de geada principalmente no sábado em áreas como a Campanha Gaúcha, a Serra do Sudeste e o Planalto Sul Catarinense. O domingo ainda deve apresentar frio, mas com menor intensidade, concentrando as geadas nas regiões mais elevadas do Sul do Brasil.