Frente fria provoca sequência de madrugadas geladas no Sul do Brasil

O frio intenso marcou presença por três noites seguidas no Rio Grande do Sul, com mínimas que chegaram perto de 0ºC em diversas cidades do interior. Uma massa de ar polar de alta pressão atmosférica foi a responsável por derrubar os termômetros desde o último fim de semana, após uma sexta-feira de calor que registrou mais de 30ºC em algumas regiões. Pinheiro Machado, Bagé e Pedras Altas estão entre os municípios que mais sentiram a mudança brusca no clima, as informações são da Metsul.

O frio rigoroso teve início no domingo, com temperaturas mínimas abaixo de 5ºC em ao menos dez cidades, e se manteve constante na segunda e terça-feira. O destaque foi para Pinheiro Machado, que chegou a 0,6ºC no domingo e 1,4ºC na segunda-feira. Outros municípios como Cambará do Sul, Soledade e Dom Pedrito também registraram madrugadas geladas. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, os termômetros também recuaram, com a capital e cidades vizinhas registrando as menores temperaturas do ano até agora.

Mesmo com a previsão de leve aquecimento nas próximas madrugadas, as noites continuarão frias, especialmente nas áreas mais elevadas como os Campos de Cima da Serra. As autoridades meteorológicas alertam para a continuidade do clima frio, recomendando atenção redobrada com a população vulnerável e os cuidados com a saúde durante o período.

Sair da versão mobile