Uma frente fria que se desloca pela costa, somada a uma área de baixa pressão no Paraguai, provocará chuvas e temporais isolados no Sul do Brasil neste domingo. Após um sábado de calor intenso, com temperaturas acima de 30°C em diversas regiões do Rio Grande do Sul, a mudança no tempo será marcada pelo aumento da nebulosidade e pancadas de chuva irregulares segundo a previsão da Metsul Meteorologia. O risco de temporais será maior no Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul a instabilidade será mais pontual, com volumes de chuva geralmente baixos.
Durante o dia, pancadas de chuva devem atingir principalmente o Oeste, Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul, enquanto a Metade Sul terá precipitações mais esparsas. A tendência é de que a chuva seja intercalada por momentos de sol entre nuvens em diversas localidades. Já em Santa Catarina e no Paraná, a instabilidade ganha força, com possibilidade de tempestades severas especialmente no território paranaense, onde o risco de eventos mais fortes é significativo.
No Rio Grande do Sul, a mudança de temperatura começará a ser sentida ainda no domingo, mas será mais perceptível na segunda-feira, quando uma massa de ar seco e frio deve avançar, proporcionando madrugadas mais frias. Enquanto isso, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, a previsão aponta para instabilidades isoladas e possibilidade de tempestades no fim do domingo e início da segunda-feira.