Os participantes do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que acontece de terça a quinta-feira, de 08 a 10 de abril, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, terão a oportunidade de conhecer, na prática, o funcionamento de diferentes tipos de plantas produtoras de biogás e biometano no Rio Grande do Sul.
As visitas técnicas, programadas para o último dia do evento, contemplam três roteiros distintos, com iniciativas nas áreas industrial e pecuária:
- Roteiro 1: visita a três propriedades rurais — Granja Ceccato, em Vila Flores; Granja Mezzomo, em Casca; e N&N Cecchin, em Ibiraiaras.
- Roteiro 2: visita à Unidade de Valorização Sustentável Minas do Leão, no município de Minas do Leão.
- Roteiro 3: visita à planta industrial da empresa Folhito, em Estrela.
Em todas as visitas haverá guias técnicos que apresentarão as instalações e responderão dúvidas sobre projetos, aplicações, inovações e resultados.
Destaque no Roteiro 1, a Granja Ceccato trabalha com produção de suínos e utiliza, desde 2005, os dejetos animais para geração de biogás, convertido em energia elétrica. O digestato gerado é parcialmente aplicado na fertirrigação de lavouras próprias e também como matéria-prima para fertilizantes. A granja mantém produção integrada com a empresa JBS e abriga cerca de 3,6 mil suínos em terminação e 2,6 mil matrizes de leitões.
Fonte e imagens: Assessoria de Comunicação Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano