Espetáculo celeste poderá ser visto do Brasil com chuva de meteoros Líridas

Fenômeno poderá ser visto com mais clareza na madrugada do dia 22 de abril; especialistas indicam os melhores horários e locais para observação

O céu noturno do Brasil será palco de um dos mais fascinantes eventos astronômicos do ano: a chuva de meteoros Líridas, que deve atingir seu auge na madrugada da próxima terça-feira, 22 de abril, por volta das 2h (horário de Brasília). O fenômeno, que teve início em 14 de abril e segue até o final do mês, é resultado da passagem do cometa C/1861 G1 Thatcher, que deixa um rastro de fragmentos que colidem com a atmosfera da Terra.

Apesar de sua intensidade média, a Lírida se destaca por sua beleza e frequência. Durante o pico, é possível avistar até 18 meteoros por hora cortando o céu, deixando rastros luminosos e, por vezes, faíscas que lembram as populares “estrelas cadentes”. A constelação de Lira é o ponto de origem aparente do fenômeno, sendo uma referência importante para os observadores.

Para aproveitar o espetáculo ao máximo, especialistas recomendam buscar locais com pouca poluição luminosa, como praias, campos abertos ou áreas afastadas das cidades. É essencial dar tempo aos olhos para se adaptarem à escuridão e evitar luzes artificiais, como as de celulares. Mesmo com a lua em fase minguante e cerca de 40% iluminada, a experiência visual ainda promete ser inesquecível para os entusiastas da astronomia.

Sair da versão mobile