Dom Sérgio da Rocha desponta como brasileiro com mais chances de suceder papa Francisco

Especialistas apontam proximidade com o Vaticano e destaque internacional como diferenciais do cardeal

Na terça-feira, 7 de maio, 135 cardeais eleitores se reunirão na Capela Sistina, no Vaticano, para o conclave que elegerá o novo papa. Apesar de tecnicamente qualquer homem católico poder ser eleito, desde 1379 o escolhido tem sido sempre um cardeal — e sete brasileiros participarão da votação. A CNN ouviu especialistas para avaliar as possibilidades de um brasileiro suceder o papa Francisco.

Segundo uma fonte ouvida sob anonimato, as chances de um latino-americano são baixas, mas o cardeal Dom Sérgio da Rocha é visto como o brasileiro com maior potencial. “Se fosse colocar um brasileiro [na lista de cotados] seria ele”, afirmou o especialista.

Dom Sérgio é arcebispo de Salvador, nascido em Dobrada, interior de São Paulo. Foi ordenado padre em 1984 e proclamado cardeal pelo papa Francisco em novembro de 2016. Ele é reconhecido por sua atuação dentro da estrutura do Vaticano e por sua proximidade com o papa Francisco.

Em início de 2023, tornou-se o primeiro brasileiro a integrar o Conselho de Cardeais (C9), grupo criado por Francisco para assessorá-lo na administração da Igreja e na reforma da Cúria Romana.

O professor Jorge Claudio Ribeiro, da PUC-SP, destacou que “Dom Sérgio é [um nome] importante porque ele circula pela área internacional. Ele tem atuação grande junto aos fóruns do Vaticano”.

Outro nome citado é o do cardeal Jaime Spengler, que, embora não esteja entre os favoritos, tem potencial de crescer nas próximas semanas, segundo o jornalista Christopher Lamb, correspondente da CNN Internacional no Vaticano.

Fonte: CNN

Sair da versão mobile