Na tarde de quinta-feira, 24 de abril, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou uma nova atualização sobre os impactos humanos causados pelas enchentes que atingiram o estado em maio de 2024. A atualização inclui a confirmação de um novo óbito e a localização de um desaparecido com vida.
Segundo dados recebidos pelo Centro de Operações da Defesa Civil estadual, a Polícia Civil confirmou, por meio de exames realizados pelo Instituto Geral de Perícias, que a ossada encontrada pertence a Olivan Paulo da Rosa, morador de Barros Cassal. O nome de Olivan foi retirado da lista de desaparecidos e incluído entre os óbitos confirmados.
Além disso, foi localizada com vida a pessoa de José Everaldo Vargas de Almeida, da cidade de Canoas, que também foi retirada da lista de desaparecidos.
Com essas atualizações, o total passa a ser de 184 mortes confirmadas e 25 pessoas desaparecidas em decorrência das enchentes.
A seguir, os dados mais recentes sobre as ações da Defesa Civil nas regiões atingidas:
- Desaparecidos: 25
- Feridos: 806
- Afetados: 2.398.255 pessoas
- Municípios atingidos: 478
- Óbitos confirmados: 184
A Defesa Civil segue atuando de forma intensiva no resgate, apoio e atendimento às vítimas das enchentes em todo o estado, utilizando inclusive monitoramento meteorológico por radar, contratado recentemente pelo Governo do RS, para antecipar riscos e responder com agilidade.