Ação utiliza tecnologia Falkorr da empresa RoadRunner. Um caminhão-laboratório transitou pelas rodovias concedidas, sem interrupção no tráfego, para gerar dados com objetivo de garantir mais segurança, eficiência e planejamento dos trabalhos de manutenção das estradas
A CSG realizou avaliação técnica do pavimento no Bloco 03 de concessão entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha. A operação teve o investimento de R$ 250 mil e foi conduzida pela empresa RoadRunner. O objetivo é garantir mais segurança, eficiência e planejamento nas ações de manutenção das rodovias. O processo de avaliação da malha viária foi realizado durante o mês de abril e poderá ocorrer novamente no segundo semestre.
Conforme o diretor de Investimentos da CSG, Marcos Gruba, o equipamento utilizado é o Falkorr, um caminhão-laboratório de alta precisão capaz de medir deflexão, conforto, segurança e condição superficial do pavimento.
“O monitoramento ocorre na velocidade de tráfego de um caminhão se deslocando pela via. O sistema realiza registros em vídeo e coleta de dados de forma integrada, o que permite caracterizar deformações de um pavimento de forma contínua, e não amostral, sem a necessidade de operação de desvio do tráfego, diferente do método tradicional, que exige paradas em pontos específicos da via”, explica.
Entre os defeitos mais comuns que esse tipo de análise permite identificar estão trincas, buracos, afundamentos e desgaste superficial, que comprometem a segurança e aumentam os custos do transporte. A avaliação estrutural verifica a capacidade de carga do pavimento, compreendendo o estudo das características de resistência e de deformabilidade de suas camadas.
“Este tipo de avaliação permite detectar regiões com maiores concentrações ou probabilidade de terem problemas. Além disso, ele determina as causas mais prováveis das manifestações de desgaste do pavimento, e consequentemente, a magnitude das operações necessárias para a recuperação e manutenção”, salienta o diretor de Investimentos.
A campanha incluiu avaliações funcionais dos pavimentos por meio do PavScan® (sensor LCMS). Também foram realizados levantamentos das condições de superfície, medição do conforto ao rolamento e verificação do afundamento em trilha de roda.