Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário celebra 30 anos de atuação no sistema prisional gaúcho

Órgão é referência na correição, orientação e apuração funcional no sistema penitenciário

Na terça-feira, 08 de abril, a Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário (CGSP) celebrou 30 anos de história, consolidando-se como um dos pilares de fiscalização e orientação funcional no âmbito da Polícia Penal. Criada pelo Decreto nº 35.834, de sexta-feira, 03 de março, a então denominada Inspetoria Penitenciária passou a atuar formalmente no mês seguinte, com a nomeação do primeiro corregedor.

Subordinada ao Superintendente da Polícia Penal, a CGSP é responsável pela verificação e inspeção de todos os serviços e setores dos estabelecimentos prisionais, assegurando o cumprimento das normas e a regularidade funcional das unidades, além de realizar correições e visitas técnicas.

Segundo o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o órgão exerce papel fundamental na apuração do exercício funcional, garantindo a devida instrução dos procedimentos administrativos. “Toda e qualquer informação recebida é apurada com responsabilidade e seriedade, ouvindo todos os envolvidos e promovendo os devidos encaminhamentos”, destacou.

Atualmente localizada no 5º andar do prédio do Instituto de Previdência do Estado, desde março de 2023, a Corregedoria já ocupou espaços como o Centro Administrativo Fernando Ferrari e o Instituto Psiquiátrico Forense. O novo endereço representou um avanço na estrutura física, com salas e equipamentos adequados às atividades sigilosas e de correição.

Para o superintendente da Polícia Penal, Luciano Lindemann, “é fundamental que a CGSP tenha um espaço adequado para garantir tranquilidade e lisura no exercício de suas funções”.

O atual corregedor-geral, José Giovani Rodrigues de Souza, recém-empossado, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela Corregedoria. “Neste 30º aniversário, é essencial lembrar a trajetória do órgão e homenagear todos os corregedores e servidores que contribuíram com a história da CGSP. Seguiremos firmes na prevenção de erros e abusos, sem tolerância para desvios de conduta”, enfatizou.

Depoimentos marcam a trajetória de quem ajudou a construir a CGSP

Lea Bos Duarte, integrante da primeira equipe, relembra os desafios iniciais: “Começamos com apenas oito inspetores, e a prioridade era atuar de forma preventiva e orientadora. Sinto orgulho de ter ajudado a estruturar a Corregedoria e parabenizo todos que fazem parte dessa história”.

Homero Negrello, que foi corregedor-geral por dois períodos, destaca a importância de unir rigor e orientação: “Sempre pautei minha atuação pela justiça e pela valorização do servidor. Acredito que a Corregedoria deve ser respeitada, não temida”.

Luiz Fernando Lopes Barcelos, também ex-corregedor-geral, afirma: “Uma instituição forte começa com uma Corregedoria atuante. Foram quase 25 anos dedicados a construir um órgão que valoriza os bons servidores e contribui para o crescimento da Susepe”.

Corregedores-gerais ao longo da história


Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário
Corregedor-Geral: José Giovani Rodrigues de Souza
Endereço: Av. Borges de Medeiros, nº 1.945 – 5º andar (Instituto de Previdência do Estado), Praia de Belas – Porto Alegre-RS – 90110-150
E-mail: cgsp@susepe.rs.gov.br
Telefones: (51) 98682-5501 / (51) 98594-3453

Sair da versão mobile