Corpo do papa Francisco é sepultado em cerimônia reservada na Basílica de Santa Maria Maggiore

Em uma cerimônia reservada, o corpo do papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, na manhã deste sábado, 26 de abril.
O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após o funeral realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A Missa das Exéquias foi conduzida pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, diante de cerca de 250 mil pessoas, incluindo fiéis e autoridades de diversos países.
Transportado no papamóvel até a Basílica de Santa Maria Maggiore, o caixão passou por pontos simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum Romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.
Ao chegar à Basílica, os carregadores do caixão fizeram uma pausa em frente à imagem de Maria, onde o pontífice costumava orar. Crianças levaram flores brancas ao altar, num momento de grande comoção.
A Basílica de Santa Maria Maggiore, uma imponente igreja do século V localizada no Centro de Roma, foi escolhida pelo papa Francisco como seu local de descanso eterno. No final de 2023, ele declarou seu desejo de ser sepultado ali, diferente da tradição de sepultamento na cripta da Basílica de São Pedro. O último papa sepultado fora do Vaticano havia sido Leão XIII, falecido em 1903.
A visitação ao túmulo de Francisco será aberta ao público a partir deste domingo, 27 de abril.