O processo para a eleição de um novo Papa, o Conclave, inicia após o fim do período de luto instituído pela Igreja Católica. As previsões para seu início estão entre os dias 6 e 11 de maio. Conclave é uma palavra em latim que significa “com chave”, o que faz referencia ao fato dos Cardeais serem trancados no Vaticano até a eleição ser concluída.
Quando Francisco foi eleito em 2013 após a morte de Bento XVI, ele não era um dos candidatos mais cotados para se tornar Papa, por isso o processo é sempre incerto e surpreendente. Neste ano as especulações possuem dois lados principais e opostos. Alguns especialistas dizem que após um Papa carismático e midiático, como foi Francisco, sempre vem um mais reservado e reflexivo. Já outros argumentam que após as mudanças instituídas por Francisco em questões polêmicas, vira um Papa para manter este progressismo.
Conheça agora alguns candidatos relevantes para o cargo:
Péter Erdö
Péter Erdö é hungaro e tem 72 anos, é considerado mais conservador em algumas questões relevantes. Para Erdö pessoas divorciadas não devem comungar e casais homossexuais não devem receber a benção da Igreja Católica. O Cardeal fala sete línguas e também é conhecido pelo diálogo com outras religiões, como a Igreja Ortodoxa e a Comunidade Judaica.
Luis Antonio Tagle
Luis Antonio Tagle é filipino e tem 67 anos. O Cardeal é conhecido como “o Francisco asiático”, por seus posicionamentos serem semelhantes ao do falecido Papa. Especialistas afirmam que ele é um candidato ótimo por possuir um proposito social forte ao mesmo tempo que vem da Ásia, local onde a Igreja é mais tradicional, por isso equilibraria bem os dois lados.
Peter Turkson
Peter Turkson é de Gana e tem 76 anos. Está alinhado à ala mais liberal da Igreja, sendo a favor da comunidade LGBT+ e do fim do celibato para os padres. Ele fala seis idiomas e é o principal candidato a se tornar o primeiro Papa negro da história.
Raymond Burke
O norte-americano Raymond Burke tem 76 anos e é fortemente apoiado pelos católicos conservadores dos Estados Unidos, incluindo Donald Trump. Burke defende a “hermenêutica da continuidade”, interpretação tradicional do Vaticano II, e já sugeriu corrigir diversas vezes o Papa Francisco. Esta entre os Cardeais mais conservadores atualmente.
Matteo Zuppi
Matteo Zuppi é italiano e muito parecido com Francisco, gosta de se dedicar aos pobres e aos migrantes, inclusive na Festa de Bolonha causou polêmica ao retirar a carne de porco do cardápio em respeitos aos muçulmanos que não podem come-la. É progressista e muito dialogante com aqueles que pensam diferente. Vem de uma família italiana tradicional e muito católica.