Centro de Monitoramento da Defesa Civil atualiza prognóstico de chuvas e inclui risco de fenômeno extremo em parte do Estado

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualizou nesta segunda-feira, 07 de abril, o prognóstico meteorológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul. O destaque é a mudança de status para a inclusão de evento severo (vermelho), indicando chuva forte e volumosa com descargas elétricas no Sul e em todo o Litoral gaúcho.
Permanece em alerta (laranja) a previsão de chuva forte e persistente, com volumes pontualmente elevados e descargas elétricas nas regiões Oeste, parte da Campanha, Centro, Sul, Costa Doce, Noroeste, Norte, Nordeste, Serra, parte dos Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Nessas áreas, rajadas de vento podem chegar aos 80 km/h, principalmente no Sul, Costa Doce, Litoral Sul e Médio.
As demais regiões seguem em atenção (amarelo), com possibilidade de chuva moderada a forte, eventualmente acompanhada de trovoadas.
Entre segunda-feira, 07 de abril, e quinta-feira, 10 de abril, o avanço e aprofundamento de um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil e do oceano, intensificam a previsão de chuvas fortes e persistentes em boa parte do Estado, com descargas elétricas frequentes.
Na segunda-feira, espera-se chuva intensa e persistente, acompanhada de ventos entre 50 e 80 km/h, descargas elétricas e alagamentos pontuais em praticamente todo o território gaúcho. Os acumulados devem variar entre 40 e 80 mm/dia nas Missões, Fronteira Oeste e Centro, podendo atingir até 100 mm/dia em áreas da Campanha e Oeste.
Na terça-feira, 08 de abril, o sistema segue avançando e contribui para a continuidade da chuva forte e persistente, com descargas elétricas, alagamentos e temporais pontuais na RMPOA e Costa Doce. Os volumes de chuva devem ficar entre 30 e 60 mm/dia no Nordeste, RMPOA, Vales, Serra e Litoral Norte. No Noroeste e parte do Norte, os volumes podem chegar a 100 mm/dia, ultrapassando esse valor no Sul, Litoral Sul e Médio. As rajadas de vento podem chegar aos 80 km/h nessas áreas, provocando mar agitado e ressaca forte, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros.
A previsão para a quarta-feira em diante será atualizada nos próximos dias no site e nas redes sociais da Defesa Civil.