Nesta sexta-feira, 25 de abril, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou a Operação Força Verde no município de Mato Castelhano, com o objetivo de fiscalizar empreendimentos potencialmente poluidores e verificar a conformidade com as normas ambientais.
Durante a ação, três estabelecimentos foram vistoriados. Em uma oficina mecânica, o responsável não apresentou a Licença de Operação Ambiental (LO) e foram constatadas irregularidades como piso não impermeável, ausência de caixa separadora de água e óleo e descarte de resíduos sólidos diretamente no solo.
No posto de combustíveis, embora a LO tenha sido apresentada, foram identificadas falhas no cumprimento das condicionantes, como problemas nas caixas separadoras, impermeabilização inadequada do piso, armazenamento incorreto de resíduos sólidos e irregularidades na estrutura de contenção da água pluvial.
Na fiscalização de uma lavagem e borracharia, os policiais militares flagraram piso inadequado, descarte irregular de lodo e ausência de documentação da destinação correta dos resíduos.
Diante das infrações constatadas, os responsáveis foram autuados e responderão por crimes ambientais.