Na terça-feira, 15 de abril, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou crimes contra a flora nos municípios de Ibirubá e Cruz Alta, no interior do Rio Grande do Sul.
Em Ibirubá, após o recebimento de uma denúncia, os policiais do 3º BABM identificaram a escavação de duas valas no entorno de uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada às margens da rodovia ERS-223. As valas estavam sendo utilizadas para desviar água para um recurso hídrico, caracterizando drenagem artificial de banhado. No mesmo local, houve também supressão de vegetação nativa sem a devida licença ambiental. Um Boletim de Ocorrência Policial foi registrado.
Já em Cruz Alta, durante patrulhamento de rotina, os policiais flagraram um trator realizando intervenções em uma área de banhado, o que resultou na destruição de espécies nativas em estágio inicial de regeneração natural. O responsável não possuía licença ambiental, e ainda foi constatada a intervenção em mais duas áreas adjacentes. Um Boletim de Ocorrência Policial foi lavrado e o trator foi apreendido, conforme Termo de Apreensão emitido pela corporação.
As ações reforçam o compromisso da Brigada Militar com a preservação ambiental e o combate a crimes ecológicos em todo o estado.