Bento Gonçalves registra morte e novos casos de meningite em abril; autoridades descartam surto

Secretaria da Saúde reforça medidas preventivas e destaca importância da vacinação

Três casos de meningite registrados em abril acenderam o alerta em Bento Gonçalves, incluindo a morte de uma jovem de 19 anos. Outros dois casos envolvem um adolescente de 14 anos, já recuperado, e um jovem de 19 anos que segue internado em Garibaldi. Apesar da preocupação, a Secretaria da Saúde esclareceu que não há surto no município, destacando que todas as medidas de controle foram adotadas, como quimioprofilaxia e monitoramento dos contatos.

A Vigilância Epidemiológica investiga os casos, que não tiveram ligação direta, mas envolveram pessoas que frequentavam o mesmo ambiente de trabalho, o que levou à adoção de protocolos sanitários rigorosos. Até terça-feira, 29 de abril, não houve novos registros da doença. A meningite foi causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B, sendo confirmada por exames laboratoriais.

A vacinação continua como a principal estratégia de prevenção, com a oferta dos imunizantes meningocócicos C e ACWY nas unidades de saúde para crianças e adolescentes, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Secretaria da Saúde reforça a importância de estar atento a sintomas como febre alta, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa e sensibilidade à luz, que exigem busca imediata por atendimento médico.

Com informações do Portal Leouve.

Sair da versão mobile