Alerta para o RS: chuvas intensas, ventos fortes e risco de alagamentos nos próximos dias
Centro de Monitoramento da Defesa Civil atualiza previsões com status de alerta e atenção para diferentes regiões

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil divulgou uma atualização das condições meteorológicas para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Diversas regiões estão sob status de ALERTA (laranja), devido à previsão de chuva forte e persistente, com possibilidade de volumes elevados, descargas elétricas e temporais isolados. As áreas afetadas incluem o Oeste, Sul, parte da Campanha, Costa Doce, RMPOA, Serra, Vales, Norte e Litoral.
Demais áreas permanecem em status de ATENÇÃO (amarelo), com previsão de chuva moderada a forte e descargas elétricas.
Na segunda-feira, há condições para tempo instável em grande parte do Estado, com chuvas fortes e persistentes, rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, descargas elétricas e alagamentos. Os acumulados devem variar entre 40 e 80 mm/dia nas regiões das Missões, Fronteira Oeste e Centro, podendo alcançar 100 mm/dia na Campanha e Oeste. Nas demais regiões, os volumes não devem ultrapassar 40 mm/dia.
Na terça-feira (8), a atuação de um sistema de baixa pressão mantém o tempo instável, especialmente nas regiões Norte, Nordeste, RMPOA, Vales, Serra e Litoral Norte e Médio, com chuvas fortes, descargas elétricas, alagamentos e ventos entre 50 e 80 km/h. Os volumes devem ficar entre 30 e 60 mm/dia, podendo ultrapassar 100 mm/dia em áreas das regiões Norte, Sul e Litoral Sul e Médio. O mar permanecerá agitado.
Na quarta-feira (9), as regiões Sul, Costa Doce e Litoral Norte e Médio devem registrar chuva moderada a forte e persistente, com possibilidade de trovoadas e alagamentos. Os acumulados previstos vão de 15 a 40 mm/dia, podendo chegar a 100 mm/dia no Litoral Médio e Norte. Rajadas de vento devem variar de 50 a 70 km/h, podendo atingir 80 km/h na faixa costeira, com mar agitado.
Na madrugada de quinta-feira (10), a previsão indica chuva moderada a forte e persistente no Litoral e Costa Doce, com acumulados entre 15 e 40 mm/dia. Os ventos devem variar de 40 a 60 km/h, mantendo o mar agitado. Nas demais regiões, haverá predomínio de nebulosidade.
A Defesa Civil orienta a população a permanecer em local seguro durante temporais, fechar portas e janelas, desligar eletroeletrônicos da tomada e proteger os animais domésticos.