As primeiras massas de ar polar com potencial para impactar o Brasil já têm datas previstas: por volta de 12 de abril e 04 de maio, conforme análise da MetSul Meteorologia. A previsão indica que essas incursões poderão atingir principalmente as regiões Centro e Sul do país, trazendo os primeiros sinais mais amplos de frio em 2025.
Segundo os prognósticos de médio e longo prazo, o outono climático tem mostrado grande variabilidade térmica, o que é comum no início da estação de transição. A primeira semana de março foi escaldante, enquanto as semanas seguintes apresentaram temperaturas mais amenas. Já houve até registro de geada no Sul do Brasil, sinalizando a chegada de massas de ar seco e frio.
A MetSul destaca que, apesar da previsão de um outono com temperaturas acima da média histórica em grande parte do território nacional, isso não exclui a ocorrência de dias frios típicos da estação. A menor temperatura registrada em março na capital gaúcha, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 16,4°C no dia 14.
As saídas gráficas dos modelos matemáticos para os próximos 45 dias apontam sinais consistentes de queda de temperatura, especialmente em meados de abril e no início de maio. Essas datas são consideradas prováveis para as primeiras incursões de massas de ar polar com maior abrangência em 2025.
Fonte: MetSul Meteorologia