Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase 15 mil dólares durante uma abordagem a um passageiro de ônibus na BR-293, em Bagé, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O dinheiro estava escondido nos bolsos de uma jaqueta pertencente a um cidadão nigeriano de 48 anos, que possui um processo de expulsão ativo do Brasil e não apresentou comprovação da origem lícita do valor.
A abordagem aconteceu em um ônibus que fazia a linha Sant’Ana do Livramento – Porto Alegre. Além dos dólares, os policiais encontraram mais de 3 mil pesos uruguaios na mochila do estrangeiro. Com base na cotação atual, o valor total ultrapassa R$ 90 mil.
O homem já havia sido preso anteriormente em São Paulo por tráfico de drogas, após ser flagrado com cocaína. Ele estava impedido de reingressar no Brasil por 18 anos por conta do processo de expulsão em andamento.
Todo o montante sem comprovação de origem foi encaminhado à polícia judiciária em Bagé, e o nigeriano deverá responder por crime financeiro, além de estar sujeito às medidas cabíveis referentes à sua expulsão do país.