Leite participa da inauguração do Teatro Simões Lopes Neto em noite com apresentação da ópera Turandot

Momento marca conclusão definitiva do Multipalco Eva Sopher, após 22 anos em obras

Um dos espaços culturais mais aguardados pelos gaúchos, o Teatro Simões Lopes Neto recebeu o público pela primeira vez nesta quinta-feira (27/3). A inauguração marcou a entrega definitiva do Multipalco Eva Sopher à sociedade, após 22 anos em construção. Para a conclusão das obras, o governo do Estado realizou, nos últimos seis anos, um investimento de R$ 24,5 milhões, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac).

O governador Eduardo Leite esteve presente na inauguração e disse que o espaço é um legado para a cultura do Rio Grande do Sul. “Este espaço não apenas vai permitir a encenação de espetáculos maravilhosos,  como também vai ajudar na formação de novos talentos, com as salas de ensaio. Fizemos um grande investimento nos últimos seis anos, mas destaco também a contribuição de todos que fizeram parte desta jornada ao longo de mais de 20 anos. É um legado que fica para a cultura e a arte, tão importantes para a formação da consciência crítica, especialmente nos tempos em que vivemos”.

A secretária da Cultura, Beatriz Araújo, disse que o novo teatro nasce como um templo da cultura. ““Este lugar nasce para ser um verdadeiro templo da arte, da cultura e da expressão. Mais do que um edifício imponente, este teatro representa um compromisso com a criatividade, com os artistas e com o público que valoriza a magia do palco”.

Construído em terreno anexo ao centenário Theatro São Pedro, o complexo, agora finalizado, consolida a Fundação Theatro São Pedro como um dos maiores e mais completos centros culturais da América Latina, ocupando mais de 25 mil m² no Centro Histórico de Porto Alegre. O equipamento também conta com outros palcos, como o Teatro Oficina Olga Reverbel e a Concha Acústica, além das salas da Música, do Circo e da Dança.

Leite participa da inauguração do Teatro Simões Lopes Neto
“É um legado que fica para a cultura e a arte”, afirmou Leite – Foto: Mauricio Tonetto/Secom

“Em 1858, quando o Theatro São Pedro abriu suas portas, quem imaginaria que 167 anos depois ele continuaria de pé, a serviço de nossa cultura? Pois essa é a missão do complexo cultural, através de seus múltiplos espaços. O Theatro São Pedro é um marco na história da cultura do Rio Grande do Sul, assim como o Multipalco Eva Sopher está dividindo a história da cultura atual”, destacou o presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt. 

A cerimônia de abertura do Teatro Simões Lopes Neto contou com ato solene, em que foi descerrada a placa comemorativa com o rompimento do laço de abertura do teatro. Logo em seguida, o público pôde assistir à estreia de Turandot, ópera em três atos do compositor italiano Giacomo Puccini, apresentada pela Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors) em parceria com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) – vinculada à Sedac.

O espetáculo, criado especialmente para a inauguração, com direção cênica de Flávio Leite e regência do maestro argentino Carlos Vieu, colocou em uso toda a estrutura do novo teatro, do fosso de orquestra, que teve sua capacidade máxima ocupada, com 60 músicos, a dezenas de artistas que subiram ao palco de 240m², entre o coro lírico de 45 vozes, solistas e bailarinos. Ao todo, mais de 200 profissionais participaram da produção.

A plateia lotou todos os 576 lugares do teatro em formato italiano, com 700m², que consegue receber encenações grandiosas e, ao mesmo tempo, manter a proximidade entre os artistas e o público. “Inaugurar as primeiras noites do Teatro Simões Lopes Neto com Turandot em montagem da Cors com a Ospa, uma ópera romântica, contando com uma média de 200 artistas em cena, não é abrir portas timidamente, é chegar dizendo ao que veio, apostar que este teatro vai nascer para grandes acontecimentos, para lotar de gente o palco e a plateia. A emoção do primeiro abrir de cortinas com a direção do aguerrido e talentoso Flávio Leite promete e certamente dará sorte para todas as produções que chegarem na sequência”, pontuou a diretora artística da Fundação Theatro São Pedro, Gabriela Munhoz.

Também na noite de inauguração, os convidados puderam conferir, na galeria do foyer, a exposição Multipalco Eva Sopher – Arquitetura – O LIVRO, que mostra os estudos dos arquitetos Julio Collares, Dalton Bernardes e Marco Peres, vencedores do Concurso Público de Projetos para o Complexo Cultural do Theatro São Pedro, em 1998.

Maior espaço do complexo cultural, o Teatro Simões Lopes Neto ampliará as possibilidades de montagens culturais a serem encenadas na cidade. O espaço pode abrigar produções complexas e diferentes formas de expressão artística, como música, teatro, circo e dança, como prevê a programação artística de inauguração, que tem outros nove espetáculos confirmados, com apresentações até o dia 11 de maio.

Realizada pela Sedac, por meio da Fundação Theatro São Pedro e da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com patrocínio do Banrisul, a agenda de abertura do espaço abriga diferentes temáticas, além de homenagear o escritor e jornalista pelotense João Simões Lopes Neto, considerado o primeiro grande nome da literatura do Rio Grande do Sul e que foi o escolhido para nomear o novo teatro.

Turandot ainda terá outras três apresentações no local, de 29 a 31 de março, com ingressos já esgotados. Logo após, o teatro receberá, pela primeira vez na capital, o espetáculo de dança Uma Mulher Vestida de Sol, do Grupo Grial, de Recife. Fundado há quase três décadas pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e pela coreógrafa Maria Costa Rêgo, o grupo estará em Porto Alegre para curta temporada, de 4 a 6 de abril. Todos os ingressos para a programação de inauguração estão à venda no site. Outras novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais

Neste primeiro ano de atividades, o Teatro Simões Lopes Neto também será responsável por abrigar as demandas do Theatro São Pedro. O prédio foi fechado no último domingo (23/3) para passar por uma importante reforma para a implementação de seu Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e acessibilidade, e voltará a receber o público em 2026.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo