A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) finalizou, na quinta-feira (20), o lançamento das 24 vigas que compõem a estrutura da nova ponte da ERS-130, sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. As vigas foram posicionadas com o auxílio de uma treliça, etapa essencial para o avanço da construção.
Com essa fase concluída, as equipes da EGR seguem com o içamento das lajes pré-moldadas utilizando guindastes. Após o encaixe de cada laje nos vãos da estrutura, tem início o processo de concretagem e nivelamento, garantindo maior estabilidade e qualidade ao projeto.
O cronograma da obra está dentro do previsto, com conclusão estimada para 29 de março. O diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, destacou a dedicação da equipe: “Cada etapa realizada é uma vitória, e estamos trabalhando intensamente para entregar a ponte dentro do prazo, com máxima qualidade e segurança”.
A nova ponte terá 172 metros de extensão – sendo 51 metros maior e cinco metros mais alta que a anterior – e contará com duas faixas para veículos, além de espaço para pedestres e ciclistas.
Obra emergencial para reconstrução da ponte
Após a enchente de 2 de maio de 2024, que destruiu a antiga ponte, a EGR adotou medidas emergenciais para viabilizar a nova estrutura. A contratação da obra seguiu rito emergencial, permitindo maior agilidade. A Engedal Construtora Ltda foi homologada em 31 de maio, e o contrato foi assinado em 3 de junho.
A partir de 5 de junho, iniciaram-se os levantamentos topográficos e estudos hidrológicos, seguidos pelas sondagens do solo em 21 de junho. Após atrasos devido ao mau tempo, essa etapa foi concluída em 14 de agosto, possibilitando a readequação do projeto executivo.
Com o novo projeto, a ponte passou de 150 para 172 metros de extensão, e a quantidade de pilares foi reduzida de oito para sete, otimizando o tempo de execução. Dois tipos de fundações foram utilizados: estacas cravadas fora do rio e estacas raiz dentro do leito.
Fases da obra até o momento
- 16/07/2024 – Início da montagem do parque fabril para produção das 24 vigas de 28 metros.
- 24/09/2024 – Início das fundações com estacas cravadas (60 unidades).
- 21/10/2024 – Início das estacas raiz (48 unidades).
- 14/11/2024 – Início da concretagem das vigas.
- 27/11/2024 – Início da construção do aterro de acesso à nova ponte.
- 06/12/2024 – Construção dos pilares em concreto armado.
- 17/12/2024 – Início da “passagem molhada” de 400 metros para veículos.
- 26/02/2025 – Montagem da treliça para lançamento das vigas.
- 05/03/2025 – Lançamento das vigas sobre a estrutura da ponte.
- 17/03/2025 – Início do içamento das lajes pré-moldadas.
A obra representa um importante avanço para a mobilidade da região, garantindo mais segurança, acessibilidade e infraestrutura moderna para motoristas, pedestres e ciclistas.