Caso importado acende alerta para dengue em Veranópolis: saiba como evitar os focos

A reportagem da Studio entrou em contato com a Agente Comunitária de Endemias de Veranópolis, Lucila Antunes de Oliveira, para tratar da situação da dengue no município. Neste mês de Março, um caso de dengue foi registrado, ele foi importado por um caminhoneiro que reside na cidade. Atualmente não existem casos ativos.
Mesmo sem casos ativos, a Agente reforça a importância dos cuidados que a população deve tomar para evitar a reprodução do mosquito, que é favorecida pelas condições climáticas atuais. É importante atentar-se aos depósitos pequenos de agua parada, como vasos de flor e potes de água para animais. Os potes de água, além da troca regular de água, devem ser lavados com sabão frequentemente para que possíveis ovos fixados na superfície sejam eliminados. Os vasos de plantas aquáticas devem receber os mesmos cuidados, e os pratinhos podem ser preenchidos de areia para evitar o acúmulo de água.
Outros depósitos de água maiores também devem receber atenção, as caixas de água precisam ter suas saídas e entradas bloqueadas por telas. Dessa maneira, o município poderá evitar uma futura endemia de dengue.