Milhares de pessoas acompanharam, neste sábado (22), o velório coletivo dos 12 estudantes da Universidade de Franca (Unifran) que perderam a vida em um trágico acidente na Rodovia Waldir Canevari, em Nuporanga, no interior de São Paulo. As cerimônias ocorreram no Lions Clube e no Velório Municipal de São Joaquim da Barra, cidade onde as vítimas foram sepultadas no Cemitério Municipal. A despedida foi marcada por forte emoção e homenagens de familiares e amigos.
A tragédia aconteceu na noite de quinta-feira (20), quando um caminhão de carreta bi-caçamba colidiu contra o ônibus que transportava os estudantes de volta para casa, após as aulas em Franca. Além das 12 mortes, o acidente deixou 21 feridos, aumentando ainda mais a dor e a indignação da comunidade. O motorista do caminhão foi autuado em flagrante por homicídio culposo, lesão corporal culposa e fuga do local do acidente, mas sua defesa alegou que ele se escondeu por medo de ser linchado.
Diante do impacto da tragédia, o prefeito de São Joaquim da Barra, Wagner Schmidt (MDB), decretou luto oficial de três dias, suspendendo todas as atividades culturais, educacionais e artísticas. A cidade de 51,4 mil habitantes está em choque com a perda repentina dos jovens, que tinham um futuro promissor pela frente. As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento e sob responsabilidade da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
O advogado do motorista da carreta alegou que um desnível na pista pode ter contribuído para a colisão, afirmando que não houve um impacto frontal, mas sim lateral. Segundo a versão apresentada, ao tentar voltar para a pista após cair no desnível, a caçamba do caminhão atingiu em cheio a lateral do ônibus. A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo segue apurando os detalhes do caso para esclarecer as circunstâncias do acidente que chocou o estado.
Saiba quem são as vítimas fatais:
Lívia Tavares
Lívia Tavares, de 23 anos, estava no 3º ano do curso de Enfermagem da Universidade de Franca (Unifran). A morte dela foi confirmada pela Atlética de Enfermagem da faculdade.
João Pedro Oliveira dos Reis
João Pedro Oliveira dos Reis, de 19 anos, era aluno do 1º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Franca (Unifran). A morte dele foi confirmada pelo Boletim de Ocorrência.
Hugo dos Santos Aliberte Dias
Hugo dos Santos Aliberte Dias, de 19 anos, era aluno do 2º ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Franca (Unifran). A morte dele foi confirmada pelo Boletim de Ocorrência.
Raquel Laila Caldeira
Raquel Laila Caldeira estava no 2º ano do curso de Administração da Universidade de Franca (Unifran). A morte dela foi confirmada pela Atlética de Administração da faculdade.
Vinicius Nascimento dos Santos
Vinicius Nascimento dos Santos, de 18 anos, estava no 2º ano do curso de Administração da Universidade de Franca (Unifran). A morte dele foi confirmada pela Atlética de Administração da faculdade.
Juliana Neves Hespanhol
Juliana Neves Hespanhol, de 20 anos, estava no 3º ano do curso de Administração da Universidade de Franca (Unifran). A morte dela foi confirmada pela Atlética de Administração da faculdade.
Mariana Anastácio de Oliveira
Mariana Anastácio de Oliveira era aluna do 3º semestre do curso de Biomedicina da Universidade de Franca (Unifran). A morte dela foi confirmada pela Atlética de Biomedicina da faculdade.
Pedro Henrique Souza Saraiva
Pedro Henrique Souza Saraiva, de 17 anos, era aluno do 1º ano do curso de Ciências da Computação da Universidade de Franca (Unifran). A morte dele foi confirmada pelo Boletim de Ocorrência.
Flavia Mendes dos Santos
Flavia Mendes dos Santos, de 24 anos, estava no 3º ano do curso de Química da Universidade de Franca (Unifran). A morte dela foi confirmada pela Atlética de Química da faculdade.
Otávio Costa Oliveira
Otávio Costa Oliveira, de 18 anos, estava no 2º ano do curso de Ciências da Computação da Universidade de Franca (Unifran). A morte dele foi confirmada pela Atlética de Tecnologia de Informação da faculdade.
Matheus Jesus Eugênio dos Santos
Matheus Jesus Eugênio dos Santos, de 19 anos, era aluno do 3º ano do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Franca (Unifran). A morte dele foi confirmada pelo Boletim de Ocorrência.
Caio Felizardo da Silva
Caio Felizardo da Silva, de 26 anos, era aluno do curso de Psicologia da Universidade de Franca (Unifran).
Com informações de SBT News e Jovem Pan.