Na manhã desta sexta-feira (7), foi realizada a solenidade de entrega de um caminhão boiadeiro para o programa Sentinela, da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. O veículo, adaptado para apreensão de animais sem registro ou em situação irregular, será utilizado principalmente nas regiões de fronteira do estado.
Segundo Francisco Nunes Lopes, coordenador do programa Sentinela e diretor adjunto da Seapi, o caminhão possui maior potência e torque, permitindo a atuação em terrenos irregulares e com carga pesada. “A carroceria é 100% em alumínio, o que confere durabilidade e facilidade na higienização, aspecto fundamental para a sanidade animal“, explicou Lopes.
O caminhão foi adquirido pelo Fundesa-RS em 2024 e passou por adaptações estruturais, incluindo o alongamento do chassi e a fabricação de uma carroceria de 8 metros de comprimento, 1,9 metro de altura interna e 2,6 metros de largura externa. O custo total do investimento foi de R$ 684 mil. A carroceria conta ainda com piso de borracha, garantindo maior bem-estar animal. A capacidade do veículo varia entre 15 e 17 bovinos.
Para o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, a aquisição do veículo reforça a segurança dos rebanhos e aprimora a vigilância de fronteira. “Buscamos o fortalecimento contínuo do sistema de defesa sanitária animal, garantindo a proteção das proteínas animais do Rio Grande do Sul”, destacou Kerber. A doação do caminhão faz parte do plano de ação em Defesa Sanitária Animal do RS, que integra o Acordo de Cooperação entre o Fundo e a Seapi.
Reforço na fiscalização com novos veículos e drones
Além do caminhão boiadeiro, a Secretaria da Agricultura recebeu, na mesma solenidade, duas caminhonetes e dois drones, adquiridos por meio de um convênio com o Ministério da Agricultura. Esses equipamentos serão utilizados na fiscalização dos Parques da Lagoa do Peixe e do Taim, reforçando a vigilância contra a Influenza Aviária, uma vez que essas áreas são polos de recepção de aves migratórias.