A Justiça condenou cinco réus envolvidos no furto de R$ 1,68 milhão da agência do Banco do Brasil em Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul. A decisão foi proferida pela juíza Paula Cardoso Esteves, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Três Passos, e determinou penas que variam entre 3 anos, 10 meses e 26 dias a 6 anos, 4 meses e 20 dias de prisão. Um dos acusados também foi condenado por falsidade ideológica, enquanto um sexto réu foi absolvido.
Crime ocorreu em maio de 2023
O furto ocorreu entre os dias 13 e 15 de maio de 2023, quando o grupo criminoso arrombou o cofre da agência bancária. De acordo com a denúncia do Ministério Público, os criminosos usaram escalada e rompimento de obstáculos para acessar o local. Antes da ação, realizaram monitoramento da agência e adquiriram ferramentas específicas, como discos de corte e placas de papelão, para facilitar o crime. Após o furto, fugiram em veículos.
Durante a investigação, a polícia identificou que alguns dos réus já possuíam antecedentes criminais e descobriu que o grupo planejava outro furto em Taquari, no Vale do Taquari.
Prisão preventiva mantida
Na sentença, proferida na terça-feira (4 de fevereiro de 2025), a magistrada manteve a prisão preventiva dos condenados, destacando o risco concreto à ordem pública. A juíza ressaltou que a quadrilha se deslocou por mais de 500 quilômetros, de Porto Alegre a Três Passos, demonstrando um planejamento detalhado e o uso de equipamentos específicos. Além disso, a suspeita de envolvimento em outro crime semelhante reforçou a necessidade da manutenção da prisão dos réus.
Cabe recurso da decisão.
Informações Três Passos News.