Na manhã desta terça-feira (04/02), a Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Camaquã, em parceria com a Inspetoria Veterinária, realizou uma vistoria em uma propriedade rural de Arroio dos Ratos.
A ação faz parte da Operação Curral Alto, que tem como objetivo combater o furto de gado (abigeato). A investigação apura um crime ocorrido em setembro de 2024, quando 41 cabeças de gado foram furtadas de uma propriedade no interior de Minas do Leão. Após diligências e troca de informações com a Delegacia de Polícia de Butiá, os agentes identificaram um suspeito que teria vendido um lote de gado à propriedade vistoriada.
Durante a operação, em um trabalho conjunto da 3ª Decrab e da Secretaria de Agricultura, com apoio da Inspetoria Veterinária de São Jerônimo e Arroio dos Ratos e da 17ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), foi realizada uma inspeção individual no gado da propriedade, analisando as marcas de identificação dos animais. Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Butiá e Minas do Leão.
A operação foi coordenada pelo delegado Péterson da Silva Benitez e faz parte das ações da Polícia Civil para coibir o crime de furto de gado na região.