Nesta quinta-feira (20/02), a Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Novo Hamburgo – DPHPP/NH, deflagrou a Operação Vindices no combate à organização criminosa envolvida com homicídios na região do Vale dos Sinos.
Ao todo, são cumpridas 24 ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo e Charqueadas.
Até o momento, foram presas cinco pessoas. Foram apreendidas três armas de fogo.
As investigações iniciaram após uma pessoa ter sido agredida no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, em 30 de março de 2024. Os responsáveis pelo fato seriam integrantes de grupo criminoso sediado no Vale dos Sinos. A vítima sofreu golpes de arma branca e disparos de arma de fogo.
A motivação para o crime seria suposta prática de condutas de ato obsceno e estupro de vulneráveis por parte da vítima.
Os suspeitos possuem ligação com o tráfico de drogas na região. A investigação identificou os fornecedores, intermediários e traficantes locais, pessoas que colaboraram de forma logística e operacional para a consumação do crime.
Conforme o Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, Delegado de Polícia Mario Souza, “a operação ocorre pelo envolvimento do grupo criminoso em homicídio, por esse motivo conforme o protocolo de enfrentamento aos homicídios foi acionado.”
De acordo com o Delegado Thiago Carrijo Fraga, que responde pelo expediente da Divisão de Homicídios da Região Metropolitana, “o combate às organizações criminosas envolvidas em homicídios é a base do trabalho do DHPP”, ratificou o Delegado.
Conforme o Delegado Gabriel Borges, titular da Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo – DPHPP/DHM/DHPP, a ação é uma resposta firme ao crime organizado em razão da gravidade das condutas praticadas, a qual alcançou não somente lideranças, mas toda a cadeia de criminosos do crime em apuração.