Pix por aproximação começa a funcionar nesta sexta-feira para usuários Android

Nova funcionalidade dispensa senha bancária e promete mais agilidade nas transações

As instituições financeiras começam a oferecer, nesta sexta-feira (28), o Pix por aproximação, uma nova modalidade de transferência que não exige a digitação da senha bancária. Inicialmente, a ferramenta estará disponível apenas para celulares com sistema Android.

Para realizar o pagamento, basta aproximar o celular da maquininha de cartão, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Nas compras online, o pagamento poderá ser concluído com um clique, sem necessidade de escanear QR Code ou utilizar a função “Copia e Cola”. O processo será integrado diretamente no site da empresa vendedora.

Limites e segurança

O valor máximo por transação será R$ 500, mas o cliente poderá ajustar esse limite, tanto por operação quanto por dia, para maior segurança.

O funcionamento do Pix por aproximação é semelhante ao de cartões de crédito e débito, cujos pagamentos por aproximação têm crescido no Brasil. Em setembro do ano passado, 65% dos pagamentos presenciais foram feitos por essa tecnologia, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Expansão da tecnologia

Até agora, o Pix por aproximação estava em fase de testes. Entre as instituições financeiras que participaram desse período de experimentação estão Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander.

Além disso, 12 marcas de maquininhas firmaram parceria com o Google para viabilizar o pagamento por aproximação com Pix. São elas: Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e SumUp.

Com a obrigatoriedade da oferta, todas as instituições financeiras associadas ao open finance terão de integrar a funcionalidade ao Google Pay, já que, atualmente, essa é a única carteira digital cadastrada no Banco Central como iniciadora de pagamentos.

Exclusividade para Android

Por enquanto, o Pix por aproximação não estará disponível para usuários de iPhone (Apple Pay) ou Samsung Pay, pois essas plataformas ainda não estão registradas no Banco Central. Dessa forma, somente dispositivos Android compatíveis com o Google Pay poderão utilizar a novidade.

Bancos como Bradesco e Banco do Brasil já oferecem a funcionalidade dentro de seus aplicativos, e a expectativa é que outras instituições financeiras passem a aderir ao serviço a partir desta sexta-feira.

Sair da versão mobile