PF desmantela no RS esquema de lavagem de dinheiro ligado ao contrabando de cigarros

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (25/02) a Operação Cleaning Shops, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e contrabando de cigarros. A ação ocorreu na Grande Porto Alegre, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Viamão e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

As investigações tiveram início em 2020, conduzidas inicialmente pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) no âmbito estadual. No entanto, ao longo das apurações, surgiram indícios de que os crimes de lavagem de dinheiro estavam diretamente vinculados ao contrabando de cigarros, levando o caso para a competência da Polícia Federal. Durante a operação, foram apreendidos dois veículos, três imóveis (uma casa em Viamão e dois apartamentos em Porto Alegre) e uma conta bancária foi bloqueada, totalizando um valor estimado de R$ 3 milhões.

Além disso, durante as investigações, foram registradas cinco prisões em flagrante de indivíduos ligados à organização criminosa, com a apreensão de cigarros contrabandeados. A carga interceptada soma um valor estimado em R$ 16 milhões. As autoridades identificaram que o grupo utilizava uma estrutura sofisticada para ocultar e reinvestir o dinheiro ilícito, adquirindo bens em nome de terceiros para dificultar a rastreabilidade financeira.

A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos e desarticular completamente a rede criminosa. A operação reforça o combate ao contrabando e à lavagem de dinheiro, crimes que impactam diretamente a economia e fomentam outras atividades ilícitas no país.

Sair da versão mobile