Pepe Vargas é confirmado presidente da Assembleia Legislativa para 2025/2026
Foi protocolado na manhã desta segunda-feira (3) o Requerimento Diverso (RDI) 1/2025, oficializando a composição da chapa única que concorrerá à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o período de 2025/2026. Para ser eleita ainda nesta tarde, a chapa precisará obter maioria absoluta dos votos dos parlamentares presentes. A decisão mantém o acordo pluripartidário que rege o revezamento da presidência entre as maiores bancadas.
A composição da chapa traz o deputado Pepe Vargas (PT) como presidente, acompanhado por Luiz Marenco (PDT) na 1ª vice-presidência e Vilmar Zanchin (MDB) como 2º vice-presidente. Os demais cargos serão ocupados por Sergio Peres (Republicanos), Issur Koch (PP), Dr. Thiago Duarte (União) e Delegada Nadine (PSDB). Como suplentes, foram indicados Laura Sito (PT), Paparico Bacchi (PL), Elizandro Sabino (PRD) e Luciana Genro (PSOL).
O acordo entre os partidos garante que cada uma das quatro maiores bancadas ocupe a presidência por um ano. O MDB assumiu o primeiro ano da 56ª Legislatura, seguido pelo PP, que entrega hoje o comando ao PT. Em 2026, a expectativa é que a bancada do Republicanos assuma o último ano do mandato, seguindo a alternância previamente estabelecida.
Para que essa alternância ocorra sem impasses, a chapa eleita hoje deverá renunciar em janeiro de 2026, possibilitando uma nova eleição para a Mesa Diretora. A prática busca garantir equilíbrio e representatividade dentro da Assembleia, consolidando a rotatividade entre as principais forças políticas.
Informações e foto ALRS.