Papa Francisco segue internado e médicos alertam: “ainda não está fora de perigo”
Pontífice de 88 anos respira sem ajuda de aparelhos, mas quadro inspira cuidados

O Papa Francisco, de 88 anos, ainda não está fora de perigo, segundo afirmou o médico Sérgio Alfieri em entrevista divulgada pela Rádio Vaticano na manhã deste sábado (22). Internado no Hospital Gemelli, em Roma, o pontífice se recupera de uma pneumonia bilateral.
De forma contraditória, no entanto, o especialista garantiu que Francisco não corre risco de morte. “Se vocês (imprensa) nos perguntam se, neste momento, ele está em perigo de vida, a resposta, de qualquer forma, é ‘não’”, afirmou o médico.
Internação seguirá por pelo menos mais uma semana
O Dr. Sérgio Alfieri explicou que o Papa permanecerá internado pelo tempo necessário até que possa retornar à residência Santa Marta, no Vaticano, em segurança. A previsão inicial é de pelo menos mais uma semana de hospitalização.
Apesar do estado de saúde delicado, Francisco demonstrou sinais de melhora, chegando a caminhar até a capela do hospital neste sábado para rezar por 20 minutos. “Ele é o Papa, mas também é um homem (…) Mas se o corpo tem quase 90 anos, a cabeça é de 60 ou 50”, comentou o médico, segundo a Rádio Vaticano.
Preocupação com risco de infecção
A principal preocupação dos médicos é o risco de sepse, caso germes das vias respiratórias atinjam a corrente sanguínea. No entanto, segundo o especialista, Francisco segue ativo, lê, trabalha e assina documentos.
Na internação, o pontífice é acompanhado por uma equipe médica composta por pneumologistas e cardiologistas. Alfieri destacou que o Papa pediu aos médicos transparência total sobre seu estado de saúde.
Devido à internação, Francisco não realizará a tradicional oração dominical com os fiéis pela segunda semana consecutiva.
📌 Com informações da Vatican News – Rádio Vaticano