Onda de calor será longa, terá até 43ºC e trará tempestades severas, afirma Metsul

Uma intensa onda de calor começa a se instalar no Rio Grande do Sul, com previsão de durar até 15 dias, segundo a MetSul Meteorologia. O fenômeno está associado a uma bolha de calor no Norte da Argentina, elevando as temperaturas a níveis extremos. Além do intenso calor, o tempo abafado pode potencializar a ocorrência de temporais severos, trazendo risco de rajadas de vento, queda de granizo e até microexplosões atmosféricas.

A elevação das temperaturas será gradativa, começando neste domingo, com máximas entre 36ºC e 38ºC no Oeste gaúcho e 33ºC a 34ºC na Grande Porto Alegre. Já na terça-feira, o calor se intensifica ainda mais, e cidades do Centro e Sul do estado podem registrar entre 36ºC e 39ºC, enquanto o Oeste ultrapassa os 40ºC. Na quarta e quinta-feira, o cenário se repete, com máximas podendo atingir 42ºC em algumas regiões. Mesmo com a chegada da chuva, a sensação de abafamento continuará extrema.

Além do Rio Grande do Sul, outros estados serão afetados pelo calor excessivo. Santa Catarina enfrentará as maiores temperaturas no Oeste e Sul do estado, enquanto no Paraná, as máximas acima de 35ºC devem atingir as cidades do Oeste e Noroeste. Já no Mato Grosso do Sul, os valores podem ultrapassar os 40ºC, especialmente próximo à fronteira com o Paraguai. No Norte da Argentina, os termômetros podem chegar aos 45ºC ou mais.

O calor extremo aumenta os riscos de tempestades severas, com rajadas de vento que podem ultrapassar 93 km/h e possibilidade de granizo de grande diâmetro. Entretanto, por se tratarem de fenômenos isolados, não há como prever com antecedência os locais exatos das ocorrências. A instabilidade deve aumentar a partir de quinta-feira, mas as chuvas serão irregulares e mal distribuídas, mantendo o alerta para calor intenso e eventuais temporais nos próximos dias.

Sair da versão mobile