Os estados do Sul do Brasil enfrentaram mais um dia de intensas tempestades, principalmente em Santa Catarina e no Leste do Paraná, onde os temporais vieram acompanhados de ventos fortes, granizo e chuvas intensas. Diversas cidades registraram alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores, afetando moradores e empresas. O município catarinense de Araquari decretou situação de emergência devido aos danos acumulados desde quarta-feira, as informações são da Metsul.
Um dos locais mais atingidos foi Brusque (SC), onde a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Steffen, teve seu telhado quase completamente destruído. O forte vendaval também causou estragos na Arena Brusque e no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Fenarreco). Em Blumenau (SC), a chuva intensa provocou alagamentos pelo segundo dia consecutivo, deixando ruas intransitáveis e aumentando o risco de deslizamentos em áreas de morro.
Além disso, fortes ventos e tempestades atingiram o município de Corupá (SC), onde diversas casas e empresas tiveram telhados arrancados. Árvores caíram sobre a rede elétrica, deixando a cidade sem energia, e a explosão de um transformador agravou a situação. Já em Xaxim (SC), moradores do interior do município ficaram sem luz após a queda de árvores sobre a fiação. No Paraná, a cidade de Morretes voltou a sofrer com alagamentos, e em Paranaguá, moradores precisaram ser resgatados com botes.
Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, o impacto dos temporais foi menor, com chuvas localizadas de curta duração devido à presença de ar quente e úmido. Para esta sexta-feira, a previsão indica predomínio de sol no estado, mas ainda pode haver chuvas isoladas no Oeste, Noroeste e Norte gaúcho. Já em Santa Catarina e Paraná, as condições continuam favoráveis para novos temporais localizados da tarde para a noite, segundo os meteorologistas da MetSul Meteorologia.