Nova onda de calor chega ao Sul e pode trazer temperaturas de até 40ºC, afirma Metsul

Uma nova onda de calor deve atingir o Rio Grande do Sul e outras áreas do país na última semana de fevereiro, trazendo temperaturas escaldantes e muito acima da média histórica. Os termômetros podem registrar marcas superiores a 40ºC em algumas localidades, principalmente no Noroeste, Oeste, Centro e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Especialistas alertam que este novo evento, apesar de intenso, não deve superar os picos da última onda de calor ocorrida no início do mês.
O calor já começa a se intensificar nos próximos dias, com máximas entre 32ºC e 37ºC no estado, principalmente na Metade Oeste. A partir de segunda-feira, os índices térmicos sobem ainda mais, consolidando as condições para a formação da onda de calor. Terça e quarta-feira serão os dias mais quentes, com temperaturas superando 35ºC na maioria das cidades e ultrapassando 40ºC em pontos isolados. Já na quinta-feira, chuvas podem amenizar o calor na Metade Sul, mas na Metade Norte ele deve persistir.
A nova onda de calor está ligada a uma “bolha de calor” que se instalará sobre Argentina, Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil, afetando também Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Esse fenômeno meteorológico ocorre quando uma área de alta pressão impede a dissipação do ar quente, intensificando o calor e bloqueando frentes frias. Estudos apontam que o aumento da frequência dessas ondas de calor pode estar relacionado às mudanças climáticas e ao aquecimento global.
Apesar das temperaturas elevadas, o evento não deve ser tão extremo quanto a onda de calor registrada no início de fevereiro, quando algumas cidades gaúchas chegaram a 41,3ºC, como foi o caso de Uruguaiana e Campo Bom. Mesmo assim, as autoridades recomendam cuidados redobrados com a hidratação e exposição ao sol, principalmente para idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde.