Lula lidera todos os cenários para 2026, mostra pesquisa Quaest

Apesar de aparecer na frente da disputa eleitoral, presidente é mais rejeitado do que aprovado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários em todos os cenários – no primeiro e no segundo turno – na corrida pela Presidência da República em 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3).

No primeiro turno, Lula tem vantagem em quatro cenários diferentes. Se a eleição fosse hoje, o petista venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o sertanejo Gusttavo Lima (Sem partido), o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Lula também venceria todos os adversários em um possível segundo turno. Veja cenários:

Lula x Gusttavo Lima

Lula x Eduardo Bolsonaro

Lula x Pablo Marçal

Lula x Tarcísio

Lula x Zema

Lula x Caiado

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Jair Bolsonaro (PL) empata com Lula – os dois aparecem com 9% das intenções de voto. O ex-presidente não aparece na pesquisa estimulada porque está inelegível. Questionados em quem votariam para presidente se a eleição fosse hoje, 78% dos entrevistados afirmaram estar indecisos.

Rejeição de Lula

A rejeição dos eleitores a Lula é maior que a aprovação. 49% dos entrevistados conhecem o presidente, mas não votariam nele, enquanto 47% votariam no petista em 2026. Outros 4% afirmaram que não conhecem Lula.

A Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 4.500 pessoas dos dias 23 a 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.

Informações SBT News.

Sair da versão mobile