Indústria clandestina de amendoim é interditada no RS após fiscalização

Uma operação conjunta de fiscalização resultou na interdição de uma indústria clandestina de beneficiamento de amendoim em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul. A ação, realizada nesta quinta-feira (6), foi conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, com o apoio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Durante a inspeção, os fiscais identificaram graves infrações sanitárias, incluindo a falta de licença de funcionamento, ausência de laudos toxicológicos do fornecedor e irregularidades na origem da matéria-prima. Além disso, o local apresentava péssimas condições de higiene, com falta de pias para higienização, pisos e janelas quebrados, estoque irregular e estrutura inadequada para a manipulação dos alimentos.

Como resultado da operação, cerca de 15,6 toneladas de amendoim – tanto in natura quanto salgado – foram apreendidas e inutilizadas. A interdição visa proteger a saúde dos consumidores, evitando que produtos de procedência duvidosa e sem controle sanitário cheguem ao mercado. As investigações seguem para identificar possíveis responsáveis e novas irregularidades no setor.

Sair da versão mobile