Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo registra dois nascimentos de trigêmeos de gestação natural

O dia 16 de agosto de 2024 ganhou um novo significado para o casal Karen e Pedro Corazza, moradores de Passo Fundo. Foi nesse dia que o Bento, o Miguel e a Saori vieram ao mundo para encher o coração dos papais de primeira viagem de amor. O período entre a confirmação da gravidez trigemelar e a expectativa para o nascimento foi marcado por um misto de alegria, emoção e também de preocupação, já que as chances dos bebês nascerem antes da hora aumentam nesses casos.

Karen deu à luz no Centro Obstétrico do Hospital São Vicente de Paulo com apenas 25 semanas e 4 dias de gestação, o que fez uma equipe de aproximadamente vinte profissionais se mobilizar para garantir todo o suporte necessário à mamãe e aos bebês. Bento nasceu com 915 gramas e 32 cm, Miguel com 765 gramas e 31,5 cm e a Saori com 680 gramas e 30 cm.

Por serem extremamente prematuros, os trigêmeos enfrentaram uma jornada de quase seis meses de internação no HSVP. “O período no hospital foi angustiante e preocupante, mas sempre tivemos apoio de toda a equipe, que nos passava tudo que ocorria da melhor forma possível, sem nos apavorar para o momento”, recorda a mãe.

Atualmente, os pequenos guerreiros estão pesando cerca de 4 kg. Para a mãe, cada dia representa uma nova evolução para cada um deles. “Descobrimos um mundo que não conhecíamos, então agradecemos a Deus e a cada mão que tocou em nossos bebês, permitindo que eles ficassem bem. Ter fé em Deus, na medicina e no ser humano é fundamental”, concluiu a mãe.

Para o casal Eduarda Dal Magro e Gabriel Scherer, moradores de Serafina Côrrea, o dia 05 de novembro de 2024 ficará marcado como o dia em que ambos descobriram o significado de amor verdadeiro. Grávida de trigêmeos, Miguel, Matteo e Noah também vieram ao mundo antes do tempo, com 29 semanas e 4 dias. “A primeira vez que os vi na UTI Neonatal foi um mix de sentimentos. Lembro como se fosse hoje; era um choro de alegria e emoção por vê-los bem, mas, ao mesmo tempo, a angústia de deixá-los lá e ir embora. Graças a Deus e a equipe médica, tudo deu certo com nossos meninos, cada dia uma emoção diferente, uma evolução diferente, com suas intercorrências, mas sempre com muita leveza”, conta a mãe.

Noah nasceu com 1 kg e 100 gramas, Matteo com 1 kg e 50 gramas e Miguel com 915 gramas. Ao todo foram dois meses e vinte dias de internação hospitalar. Atualmente, eles estão com cerca de 3 kg. “Voltar para casa com eles é incrível, uma sensação que não sei descrever. Era tudo que sempre sonhamos desde o nascimento, foram 2 meses e 20 dias de hospital e finalmente nossos meninos estão em casa, saudáveis e fortes. Nosso sonho se tornou realidade e estamos cada dia mais felizes e agradecidos por termos três filhos tão guerreiros”, frisou Eduarda.

Os bebês de ambos os casais são frutos de uma gestação natural que acontece em um a cada 5.300 partos. Em 2024, esses foram os únicos nascimentos trigemelares registrados no Hospital São Vicente de Paulo. A Instituição é considerada referência em nascimentos seguros conforme a estratificação de risco gestacional da Organização em Rede de Assistência Perinatal.

A médica neonatalogista, Dra. Cristiane Agostini Cassanelo, explica que o empenho da equipe e a estrutura oferecida no HSVP fazem toda a diferença em nascimentos prematuros, especialmente em casos como o dos trigêmeos. “A nossa equipe multiprofissional é preparada e capacitada para atender as particularidades de cada recém-nascido. No caso do nascimento de trigêmeos, um batalhão de profissionais se mobiliza para prestar o suporte necessário devido à fragilidade e aos riscos. São bebês que requerem maior atenção, cuidados e que normalmente permanecem conosco por meses”, detalha.

A instituição possui uma rede de assistência Materno-Infantil qualificada, com uma estrutura completa que engloba o Centro Obstétrico, Maternidades, Unidade de Internação Pediátrica, Unidades de Tratamento Intensivos Neonatais e Pediátricos e Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro. “Cada pequeno avanço se torna uma grande vitória para um bebê que nasce prematuro, especialmente no caso dos trigêmeos. Além de nos unirmos para garantir todo o suporte, também buscamos proporcionar qualidade de vida aos recém-nascidos prematuros. Isso é fundamental”, conclui Dra. Cristiane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo