Homem é preso pela PATRAM de Santo Ângelo por maus-tratos a cães
Animais estavam em condições precárias, sem alimentação e abrigo adequado
![](https://www.studio.tv.br/wp-content/uploads/2025/02/rascunho-automatico-www.studio.fm.br-08-02-2025_06_02_11.jpg)
Nesta sexta-feira (07/02), a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) de Santo Ângelo efetuou a prisão em flagrante de um homem pelo crime de maus-tratos a cães. A ação contou com o apoio do Setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura Municipal, que se deslocou ao local após receber uma denúncia.
No local, as equipes encontraram um cachorro branco, aparentemente da raça Dogo Argentino, amarrado em um corredor sem casinha ou abrigo, sem alimentação e com água suja como única fonte de hidratação. O animal estava magro e apresentava pequenos ferimentos.
Além disso, uma cadela da mesma raça, também branca, estava com cinco filhotes (três fêmeas e dois machos) em um espaço insalubre, repleto de fezes e urina, também com água suja, sem alimentação e visivelmente magra. A cadela ainda possuía as orelhas cortadas, indício de mutilação.
Outros dois cães, um macho e uma fêmea, aparentemente da raça Veadeiro, também estavam em condições inadequadas no mesmo local.
Diante da situação, uma médica veterinária constatou os maus-tratos em laudo técnico, e o proprietário dos animais foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia. Os animais foram resgatados e encaminhados ao Setor de Bem-Estar Animal para os devidos cuidados.
O caso será investigado, e o responsável poderá responder pelo crime de maus-tratos aos animais, conforme previsto na legislação vigente.