Frente fria chega ao RS e encerra onda de calor com temporais e ventos fortes, alerta Metsul

A onda de calor extrema que castiga o Rio Grande do Sul desde o início de fevereiro está prestes a terminar. Após dias de temperaturas acima dos 40ºC, uma frente fria avança sobre o estado, trazendo alívio térmico, mas também provocando chuvas intensas, temporais isolados e ventos fortes. A instabilidade já começa a se manifestar hoje e deve se intensificar entre quarta e quinta-feira, quando o contraste entre o ar quente e a chegada do sistema frontal favorecerá fortes tempestades, a previsão é da Metsul.

Os temporais já ocorrem de forma localizada antes mesmo da chegada oficial da frente fria. Com o calor extremo acumulado, a atmosfera se torna instável, favorecendo chuvas torrenciais, quedas de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h. O Vale do Taquari, por exemplo, já registrou tempestades severas e outras regiões do estado devem passar pelo mesmo cenário nas próximas horas. Não se descarta a formação de microexplosões atmosféricas (downburst), fenômeno que pode causar danos severos, como destelhamentos e queda de árvores.

Na quarta-feira, a frente fria avança pelo território gaúcho, trazendo chuva volumosa na Metade Sul desde a madrugada. No Centro e na Metade Norte, o sol ainda aparece entre nuvens, mantendo o calor e o abafamento, mas a chegada do sistema frontal formará nuvens carregadas com risco de temporais severos, especialmente à tarde e à noite. O risco de alagamentos, queda de granizo e vendavais intensos é elevado em algumas localidades, exigindo atenção redobrada.

A quinta-feira será marcada por um clima mais ameno, com temperaturas entre 25ºC e 27ºC na maioria das cidades. Apenas o Noroeste ainda terá um calor residual, mas sem atingir os extremos anteriores. Na sexta-feira, a temperatura volta a se normalizar para os padrões da estação, com máximas em torno de 30ºC, mas sem os picos intensos que marcaram os últimos dias.

Sair da versão mobile