Fortes temporais provocam alagamentos na Grande Porto Alegre e nos vales

A tarde deste sábado (15) foi marcada por fortes temporais e alagamentos em diversas cidades da Grande Porto Alegre e dos vales. Após horas de calor intenso, com sensação térmica chegando aos 40°C, a combinação de alta umidade e temperatura elevada favoreceu a formação de nuvens carregadas, resultando em chuvas torrenciais. Em Porto Alegre, Campo Bom, Gravataí, Alvorada e Venâncio Aires, moradores relataram alagamentos rápidos e transtornos urbanos.

Em Venâncio Aires, um dos municípios mais afetados, a precipitação ultrapassou 70 mm em menos de uma hora, fazendo com que ruas e casas fossem invadidas pela água. Registros em vídeo mostraram bueiros jorrando como chafarizes, enquanto estabelecimentos comerciais e até o Hospital São Sebastião Mártir enfrentaram dificuldades devido à enxurrada. Outras cidades da região metropolitana também sofreram com os temporais, como Campo Bom (58 mm de chuva) e Gravataí (57 mm), índices que correspondem a quase metade da média histórica mensal.

A capital Porto Alegre também enfrentou chuva intensa. Em apenas uma hora, foram acumulados 37 mm na estação do Jardim Botânico, impactando o trânsito e resultando em quedas isoladas de energia elétrica. Apesar das chuvas fortes, os ventos não foram extremos na maior parte da cidade, com rajadas registradas de até 69 km/h no aeroporto.

Os temporais foram consequência de uma massa de ar tropical quente e úmida, que gerou instabilidade atmosférica e nuvens de grande desenvolvimento vertical. Segundo a MetSul Meteorologia, mais chuva forte e temporais podem ocorrer nos próximos dias, especialmente no período da tarde e da noite, com riscos de alagamentos e vendavais localizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo