Na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, uma operação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos resultou na apreensão e inutilização de três toneladas de produtos impróprios para consumo na Praia do Cassino, no município de Rio Grande, no Litoral Sul. A fiscalização ocorreu em dois mercados e um açougue, onde foram identificadas diversas irregularidades.
Entre os itens apreendidos estavam carnes, embutidos, laticínios e produtos de padaria que apresentavam condições inadequadas para consumo. Uma padaria e um depósito de um dos estabelecimentos foram interditados devido às más condições sanitárias.
Irregularidades e riscos à saúde pública
Durante a ação, foram encontrados grandes quantidades de carnes estragadas, produtos sem procedência, fora da temperatura adequada e com validade vencida, configurando um sério risco à saúde dos consumidores.
Força-Tarefa mobilizou diversos órgãos
A operação contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Marcos Reichelt Centeno, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, Mauro Rockenbach, da Especializada Criminal de Porto Alegre, e Rudimar Tonini Soares, da Especializada de Rio Grande. Também integraram a ação servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Rio Grande, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
A ação faz parte de um esforço contínuo para garantir a segurança alimentar e coibir práticas irregulares que coloquem em risco a saúde da população.