Uma explosão deixou quatro pessoas feridas na tarde desta terça-feira (18) em Cordilheira Alta, no pátio de uma empresa privada localizada na SC-157. O acidente ocorreu por volta das 13h23, durante o transvase de emulsão asfáltica de um caminhão tipo carreta para um tanque estacionário.
Equipes do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, SAMU, SaerFron e Polícia Ambiental foram acionadas para atender a ocorrência.
Uma vítima morreu no local
Entre as vítimas, um homem sofreu múltiplas fraturas, queimaduras graves e entrou em parada cardiorrespiratória, não resistindo aos ferimentos e tendo o óbito confirmado no local.
Outra vítima sofreu fratura exposta no membro inferior e fratura de pelve tipo “livro aberto”, sendo encaminhada ao Hospital Regional do Oeste (HRO) pelo SAER.
Um terceiro ferido teve escoriações nos membros superiores e queimaduras na face, mas estava consciente e orientado. Ele foi levado ao HRO pela ambulância do SAMU, com apoio dos socorristas de Xaxim e Coronel Freitas.
A quarta vítima sofreu fraturas em ambos os membros inferiores, também estava consciente e orientada, sendo transportada ao HRO pela ambulância de Xaxim.
Atuação das autoridades
Além das equipes de resgate, a Polícia Ambiental, o Instituto Geral de Perícias (IGP) e a Defesa Civil estiveram no local para realizar os procedimentos necessários. A empresa responsável pelo local da explosão assumiu os cuidados da cena.
De acordo com a nota fiscal, o produto envolvido no acidente era “imprimação emulsão asfáltica de ruptura lenta” (ONU 903082), com aproximadamente 30 mil litros da substância.
As causas da explosão ainda não foram oficialmente divulgadas e devem ser investigadas pelos órgãos competentes.