Especialistas neerlandeses e gaúchos debatem soluções contra enchentes em mesa redonda técnica

Na sequência da missão oficial aos Países Baixos, que busca conhecimento e cooperação técnica para prevenção de desastres naturais, a tarde de trabalho na RVO (Netherlands Enterprise Agency) foi marcada por um intercâmbio de experiências entre os representantes do Rio Grande do Sul e especialistas neerlandeses. Em uma rodada de conversas, os participantes debateram soluções em gestão hídrica, com foco em prevenção de enchentes.

A programação da tarde incluiu apresentações da RVO sobre programas extensivos de água e debates técnicos que deram continuidade às discussões iniciadas em webinar realizado no início de fevereiro. Os integrantes da comitiva também conheceram soluções apresentadas por dez empresas neerlandesas que trabalham com temas como resiliência climática, gestão de solos, proteção contra cheias e irrigação, entre outros.

“Além das soluções técnicas e de engenharia, viemos conhecer especialmente como os Países Baixos estruturam a governança desse sistema. Queremos entender como eles definem financiamentos, que incentivos são dados ao setor privado e como envolvem a sociedade nesse processo”, explicou o governador Eduardo Leite.

    Um dos pontos que chamou atenção durante o dia foi o modelo de gestão dos Países Baixos, que conta com 21 conselhos regionais eleitos com poder para definir políticas relacionadas à gestão da água. Estes conselhos, alguns com mais de 800 anos de história, são responsáveis pela gestão hídrica local e pelo gerenciamento de riscos relacionados à água.

    “É um sistema robusto e que serve de referência mundial. Precisamos estudar essas alternativas porque, além de construir estruturas de proteção, temos que garantir sua manutenção e modernização ao longo do tempo”, destacou Leite.

    Nos próximos dias, a comitiva realizará visitas técnicas a projetos emblemáticos como o Room for the River, que revolucionou a gestão de enchentes ao criar espaços para expansão natural dos rios, e o Sand Engin, técnica inovadora de proteção costeira que usa processos naturais para fortalecer a defesa litorânea, entre outros.

    A missão se estende até 26 de fevereiro e deve contribuir para a implementação do Plano Rio Grande, estratégia do governo estadual para reconstrução e adaptação após as enchentes que atingiram o Estado em 2024. Além do governador, participam da comitiva os secretários da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Luciano Boeira, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

    O nome oficial do país é Reino dos Países Baixos (em holandês: Koninkrijk der Nederlanden). Embora o nome Holanda seja comumente utilizado, ele se refere historicamente apenas a duas das doze províncias do país (Holanda do Norte e Holanda do Sul). Desde 2020, o governo do país padronizou sua comunicação internacional para uso exclusivo do termo Países Baixos (Netherlands, em inglês), visando uma representação mais precisa de todo o território nacional. O governo do Rio Grande do Sul adota a nomenclatura oficial em sua comunicação institucional.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo